Nesta quinta-feira (02), o perfil oficial do Union Berlin fez um anúncio que pegou todo mundo de surpresa, o projeto de construção de um novo complexo esportivo e social. No projeto consta a reforma e modernização do estádio An der Alten Försterei, a construção de uma loja da equipe de dois andares, um pub com terraço na cobertura, um estacionamento e por fim um centro de treinamento compartilhado entre a equipe masculina e feminina.
No total as instalações previstas no projeto ocuparão cerca de 60.000 m², com previsão de conclusão das obras no final de 2027. Iniciando com a construção do centro de treinamento, estacionamento, pub e da loja da equipe em 2025 e da reforma do estádio em 2026, assim o Union jogará toda a temporada 2026/27 no Estádio Olímpico de Berlim, casa do seu rival Hertha.
Reforma e modernização do estádio
O An der Alten Försterei é a casa do Union Berlin (e dos clubes que precederam) desde 1920, contando com uma única reforma realizada pelos torcedores e sócios da equipe em 2013. Atualmente conta com 22.012 lugares, sendo 3.617 lugares sentados e 18.395 lugares em pé, após a reforma prevista a histórica casa em meio a floresta contará com 40.000 lugares (capacidade semelhante à Red Bull Arena em Leipzig), sendo 8.000 lugares sentados e 32.000 lugares em pé. O estádio se tornará o maior em capacidade de lugares em pé de toda a Europa.
Mesmo com a reforma o clube irá manter a estética já presente no estádio, com os clássicos tijolos na fachada. Um importante alteração será a altura do estádio, que para manter a estética será elevado, dando espaço a uma maior capacidade e conforto aos torcedores da equipe.
Pub, loja e estacionamento
Uma das importantes novidades previstas no projeto é a expansão da marca do Union Berlin, com a construção de um pub (espécie de bar) para a acomodação dos torcedores da equipe. Atualmente nos arredores do estádio já existem esses pubs, entretando são estruturas mais simples e sem tanto conforto. Com o novo projeto o pub do Union ainda contaram com um terraço na cobertura, espaço esse que seria utilizado para os encontros e conversas entre os adeptos.
Outro ponto importante dessa evolução da marca Union Berlin é a construção de uma grande loja oficial do clube próximo ao estádio, a conhecida Loja Zeughaus, que contaram com uma instalação de dois andares. Com isso comportando a venda de todos os produtos oficias da equipe (camisetas, kits, agasalhos, etc) em parceria com a Adidas, que é a atual fornecedora de material esportivo da equipe.
Para receber da melhor forma os torcedores do Union Berlijne também os visitantes, será construído um estacionamento, que pode comportar até 36 ônibus e 400 carros em dias de jogos, mas não apenas isso. A estrutura também poderá ser convertida em um enorme palco para receber shows e atrações. Realizando o sonho de todos de poder assistir um show diretamente do estádio.
Centro de treinamento
Buscando tornar o clube cada vez mais moderno e confortável para os atletas da equipe masculina e feminina, o Union construirá um centro de treinamento compartilhado atrás do Gegengerade – o longo terraço em frente à arquibancada principal.
O centro de treinamento contará com dois campos de grama para possibilitar um trabalho simultâneo das equipes feminina e masculina, ambas as estruturas possuirão aquecimento e iluminação modernos. Além disso terá um edifico esportivo funcional de última geração, utilizado para a recuperação dos jogadores pós-lesão, regeneração e trabalhos de condicionamento físico da equipe.
Um destaque importante também é o campo de treinamento de última geração que será construído no telhado de um espaço de uma área utilizada como estacionamento. O objetivo da equipe é ter um dos melhores centro de treinamentos da Alemanha.
proAF
Para custear a construção desse complexo esportivo e social o Union Berlin realizará a mesma coisa que fez em 2011 para reformar o estádio, venderá ações. Essas espécies de ações tornariam quem as comprar coproprietários de todo o complexo, valorizando esse sentimento de união entre clube e torcida.
Essas ações vendidas pertencem à An der Alten Försterei Stadionbetriebs-Aktiengesellschaft, empresa do clube responsável por operar e desenvolver as propriedades ao redor do An der Alten Försterei e o próprio estádio. Dessa forma comprando as "Alte-Försterei-Aktie" os torcedores se tornaram acionistas dessa empresa e portanto coproprietários de todas as instalações do clube.
No total serão emitidas 120.000 ações, que terão compra exclusivamente destinada ao 67.638 sócios do clube – limitada a 10 ações por sócio – com um custo de €500 cada, totalizando 60 milhões de euros. Entretanto o clube ainda será o maior acionista da empresa e o maior investidor na construção das instalações, essa venda possibilitará mais saúde financeira ao clube para manter a equipe competitiva e na busca por consolidação nacional.
O que você achou do projeto?
0%Incrível
0%Bom
0%Médio
0%Ruim
Opmerkingen